Iniciamos, neste mês de fevereiro, as atividades do Projeto Convivência Positiva, no Instituto de Desenvolvimento Social, anexo ao Centro Social São José coordenado pelas Irmãs Discípulas do Divino Pastor, na Paróquia São Cristóvão em Campo Verde/MT.
O Projeto Convivência Positiva atende crianças e adolescentes de 5 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social, com a finalidade de promover qualidade de vida, considerando o convívio social, a educação ambiental, a cultura e o lazer, através do desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e valores positivos. O referido Projeto, através das atividades permanentes, visa possibilitar a transformação pessoal, familiar e social, tendo como foco a constituição de um espaço de convivência e formação para a cidadania, desenvolvimento e autonomia.
O Projeto Convivência Positiva conta como parceiros: a Prefeitura Municipal de Campo Verde – através do custeio dos serviços humanos e coordenação, além de ceder professores das secretarias de esporte, cultura e assistência social para ministrar oficinas; a Paróquia São Cristóvão – através do espaço físico em que se localiza o Projeto, e também auxilia nos lanches diários, além de contar com o trabalho voluntário da comunidade local com doações de materiais diversos e alimentos; e também conta com a parceria do Instituto ‘Germinando Som’ – com aulas de violino, violão e canto.
Para nós, Irmãs Discípulas, é uma missão cheia de sentido e alegria ser presença e ajudar a essas crianças, acolhendo-as diariamente, poder abraçá-las, olhar em seus olhos e receber cada sorriso que emana esperança neste mundo com tantos sinais de morte, solidão e incertezas.
Como Peregrinas da Esperança somos constantemente convidadas a voltar o nosso olhar para Jesus, o Divino Pastor, que nos envia e nos ensina o caminho a seguir, enchendo de esperança o nosso coração para sermos no mundo um sinal do amor acolhedor do Pai.
Que São José – padroeiro do nosso Centro Social – interceda pela nossa vocação e missão, para que a Providência Divina nunca nos falte, a fim de atendermos bem a comunidade carente que alcançamos, especialmente os mais pequeninos, frágeis e indefesos…. que são os preferidos de Jesus.
Com informações: Ir. Regina Maria da Silva, ddp
Fotos: Arquivo Projeto Convivência Positiva e Irmãs Discípulas do Divino Pastor