Espiritualidade
A Espiritualidade da Companhia é aquela mesma proposta pela Igreja para todos os fiéis no ano 2000 (quando nasceu a obra das Discípulas): Eucarística e Trinitária – realidades mistéricas que aludem para a relação de comunhão fraterna e para o dom de si.
A Eucaristia é acolhida pelas Irmãs como o centro vital de sua Consagração e Missão. Nela a Discípula busca e encontra a força e a disposição para a sua santificação, para a configuração com Jesus Pastor e para a doação da sua vida no serviço da evangelização.
Sentindo-se inseridas no Mistério Trinitário, as Discípulas são continuamente, pela força e por graça do Batismo, chamadas pelo Pai, consagradas pelo Espírito e enviadas pelo Filho.
A Santíssima Trindade é a inspiração e a motivação para a relação de amor, respeito, diálogo, comunhão e participação que as Irmãs precisam ter entre si na vida comunitária e com todas as pessoas.
Contemplada na Espiritualidade está a importante e indispensável devoção à Mãe de Deus, com o título de Divina Pastora, acolhida e amada por cada Irmã como Mãe, Modelo e Mestra. A devoção mariana ajuda as Irmãs a buscarem estar sempre atentas às necessidades e prontas para servir, como Maria de Nazaré, mãe de Jesus e esposa de São José.