Etapas de Formação

1) ASPIRANTADO
É o período inicial de discernimento e formação.
Nesta etapa a candidata é introduzida na experiência de vida comunitária, é ajudada a desenvolver sua espiritualidade no jeito próprio da Companhia das Discípulas, é acompanhada pelas Irmãs da Fraternidade – mas de forma especial pela Irmã Formadora, e recebe formação humana, espiritual e acadêmica – conforme o projeto formativo próprio da Companhia preparado e organizado em Apostilas para todas as Etapas de Formação.
Também nesta etapa já participa de algumas atividades pastorais com o povo, aprende a como melhor desenvolver os trabalhos domésticos e a confeccionar trabalhos manuais e artesanais.
Nesta primeira etapa do processo formativo, deve-se garantir já uma certa identificação, por parte da própria candidata e das Irmãs por ela responsáveis, dos sinais de vocação à Vida Consagrada nesta Companhia Religiosa.

2) POSTULADO
É o período destinado a um acompanhamento mais apurado da candidata e deve favorecer um discernimento maior e mais claro diante da vocação.
Nesta etapa os trabalhos e engajamentos da etapa do Aspirantado continuam, porém com um pouco mais de intensidade e comprometimento.
A Postulante é acompanhada pela Irmã responsável e vivencia o itinerário previsto no Projeto Formativo da Companhia das Discípulas para esse período.

3) NOVICIADO
Consiste na etapa mais vivencial e decisiva do processo de formação, que visa possibilitar à candidata as condições de fazer uma opção fundamental de vida com consciência, liberdade, maturidade, responsabilidade e serenidade.
A Noviça precisa ser bem acompanhada por uma Irmã Mestra e também ajudada pelas demais Irmãs.
Neste importante e decisivo período, algumas dimensões da vida humana e consagrada haverão de ser cuidadosamente observadas, valorizadas e trabalhadas com a Noviça, até mesmo contando com a ajuda de pessoas qualificadas e especializadas. A saber: Dimensão Humano-Afetiva, Dimensão Comunitária, Dimensão Espiritual, Dimensão Comunitária, Dimensão Intelectual e Dimensão Pastoral.
Na etapa do Noviciado a Noviça deverá conhecer e aprofundar o sentido e o valor da vivência dos Conselhos Evangélicos de Pobreza, Obediência e Castidade. E, claro, ser preparada e provada para a Promessa dos mesmos.
Faz parte desta etapa também, um estudo dirigido e empenhado sobre a Vida Religiosa Consagrada e especialmente sobre a Companhia das Discípulas do Divino Pastor – sua História, sua Espiritualidade, seu Carisma, sua Identidade e suas Orientações.
Por isso, neste tempo, a Noviça deverá alcançar conhecer, acolher e amar as Constituições e o Regulamento, desenvolvendo, de forma crescente e expressiva, um verdadeiro sentimento e atitudes de pertença a esta família religiosa.

*Tendo sido vivenciadas as etapas do processo formativo, mediante o desejo e o pedido consciente e declarado da Noviça de se consagrar a Deus nesta Companhia, e obtido o parecer favorável da Mestra e do Conselho Geral, como também tendo consultado especialmente as Irmãs da Fraternidade, procede-se o Retiro preparatório e a Celebração de Consagração Religiosa.